O QUE É TERAPIA MUSICAL ?
O que é?
As pessoas sabem o que é música e o que é terapia, mas a combinação das
duas palavras “ TERAPIA MUSICAL – terapia”, traz a curiosidade da pergunta.
Você já deve ter experimentado o poder da música, veja alguns exemplos:
Já ouviu alguma música que te transportou ao passado e te trouxe
memórias ?
Já cantou canção de ninar para alguma criança ?
Já conseguiu relaxar ao ouvir uma música ?
Já dançou alegremente com sua música favorita ?
Se respondeu sim a algumas dessas questões, com certeza conhece seu
poder.
A música está ligada diretamente a nossas emoções, através dessas
emoções acessamos memórias e é com as
memórias e sensações trazidas pela música que o Terapeuta Musical ( aquele que estudou música e entende da mente) consegue interagir
com o paciente.
O foco é a Terapia. Terapia através da música e não somente ouvir música
na terapia.
Através da música o paciente terá a ajuda que precisa, tanto na ordem
física, como emocional e mental.
A Música é uma ferramenta utilizada pelo Terapeuta.
A música afina as emoções, o corpo, a mente e o espírito visando à cura,
trazendo o equilíbrio.
A cura é um termo utilizado quando há ausência de saúde, o desequilíbrio
energético, mental e relacional é uma forma ilusória de doença, sendo ilusão
não existe de forma objetiva. È possível “curar” a partir do momento que se
toma consciência dos processos emocionais, a música trabalha esses processos.
O paciente exprime seus sentimentos, é um meio que ultrapassa os limites
de idade, cultura, deficiência ou doença.
É utilizado vários métodos para que a interação aconteça. Desde a
utilização corporal até outras estruturas musicais - através de instrumentos,
voz, sons digitais, tudo para alcançar os objetivos traçados.
Abrindo canais de comunicação do indivíduo com ele mesmo. Trazendo o AUTOCONHECIMENTO.
A Música e o Cérebro:
Apresenta uma incrível mudança no cérebro que auxilia em diversas
patologias e se mostra eficaz como terapia, abrangendo todos os níveis do
desenvolvimento e aumentando a qualidade de vida.
Ativa o hipocampo responsável pelas memórias, evoca e provoca emoções
como já dito acima, ativando regiões responsáveis pela produção e liberação de
dopamina e noradrenalina e a amídala, principal área do processamento
emocional.
O Córtez frontal inferior, e na execução musical, ativa os lobos
frontais, córtex motor e sensorial.
BENEFÍCIOS:
•
Ativa a mente;
•
Estimula a nossa criatividade, produtividade
e inteligência;
•
Ajuda a aumentar os níveis de concentração e
atenção;
•
Melhora o estado de espírito e de humor;
•
Reduz os níveis de ansiedade e de stress;
•
Distrai-nos das dores, reduzindo-as até
diminuir a tensão arterial, o ritmo cardíaco e a taxa de respiração;
•
Eficaz no tratamento de insônias;
•
Melhora da coordenação motora;
•
Reduz tempo de reabilitação de pacientes
operados;
•
No auto conhecer - se;
•
Entre outros benefícios.
CRIANÇA E A TERAPIA MUSICAL
Qual criança que não gosta de música? Não canta uma
melodia repetidamente ou as cria? Qual criança que não fica atraída e curiosa
pelo som de um instrumento diferente?
Sendo o interesse pela música um pré-requisito para iniciar um processo musicoterapêutico, a Terapia Musical é de extrema importância para as crianças, trazendo diversos benefícios e auxiliando no seu desenvolvimento global.
Nas sessões de Terapia Musical são oferecidos:
Sendo o interesse pela música um pré-requisito para iniciar um processo musicoterapêutico, a Terapia Musical é de extrema importância para as crianças, trazendo diversos benefícios e auxiliando no seu desenvolvimento global.
Nas sessões de Terapia Musical são oferecidos:
Instrumentos, assim como sons, canções que podem estar
acompanhadas de gestos, entre outros recursos. Nesse fazer musical, o Terapeuta Musical vai percebendo as necessidades e potencialidades da criança e
as trabalha através de atividades musicais estruturadas, utilizando a música
como outro meio de expressão que não a fala, permitindo que a criança se sinta mais segura
para se expressar.
Na sua expressão musical surgem suas dificuldades como:
Na sua expressão musical surgem suas dificuldades como:
Baixa autoestima, falta de iniciativa, indisciplina,
ansiedade, insegurança, dificuldades em organizar sequências (fundamental para
o aprendizado), dificuldades motoras e de comunicação, entre outras questões
emocionais, sociais, cognitivas ou motoras.
As canções folclóricas
As canções folclóricas
Estão ficando cada vez mais esquecidas.
Muitas crianças
não as conhecem mais, mas sabem cantar e dançar a última moda do Funk.
As
canções folclóricas promovem momentos lúdicos, fundamentais para o bom
desenvolvimento da criança, desinibem, promovem a auto expressão, trabalham
emoções, promovem a integração, a criatividade e o raciocínio, exercitam a
coordenação motora, permitem que a criança projete suas dificuldades, medos e
anseios, trabalhando seu desenvolvimento integral.
O brincar é indiscutivelmente fundamental para a saúde da criança e está sendo cada vez mais substituído por “brinquedos prontos” como o computador ou videogame, que não necessitam de criatividade e imaginação. Muitas vezes a Musica na Terapia é o único momento que a criança desenvolve sua capacidade lúdica através das canções folclóricas ou outros recursos.
Outros
recursos como:
A improvisação, o tocar, o cantar, os jogos musicais, a escolha de canções, entre outros, possibilita o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico das crianças. Traz resultados surpreendentes para crianças com comportamentos inadequados e falta de limites, pois a música impõe uma disciplina. A estrutura musical é uma estrutura organizada que necessita ser respeitada rigidamente. Um instrumento tem que ser executado em determinado momento da música e não em outro, as alturas musicais, o ritmo, o andamento não podem ser modificados, pois caso contrário não seria mais a mesma música. Assim, a criança aprende a esperar sua vez de tocar/cantar/falar e trabalha sua disciplina e capacidade de frustração.
Benefícios :
A improvisação, o tocar, o cantar, os jogos musicais, a escolha de canções, entre outros, possibilita o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico das crianças. Traz resultados surpreendentes para crianças com comportamentos inadequados e falta de limites, pois a música impõe uma disciplina. A estrutura musical é uma estrutura organizada que necessita ser respeitada rigidamente. Um instrumento tem que ser executado em determinado momento da música e não em outro, as alturas musicais, o ritmo, o andamento não podem ser modificados, pois caso contrário não seria mais a mesma música. Assim, a criança aprende a esperar sua vez de tocar/cantar/falar e trabalha sua disciplina e capacidade de frustração.
Benefícios :
Na capacidade de aprendizagem, seja em questões
cognitivas, como aprimorando a atenção, concentração, memória, criatividade,
raciocínio, a relação espacial e temporal (a música é uma organização
espaço-temporal), e servindo como suporte nas tarefas acadêmicas, questões de
coordenação motora, questões emocionais, através da auto expressão e aumentando
a motivação para o estudo, já que a música é uma atividade.
A música além de
ser capaz de ativar todas as áreas do cérebro, dá prazer, promove uma
gratificação, aumentando o desejo de fazer música, e através desse fazer
musical, trabalham-se diversos aspectos do desenvolvimento da criança, suprindo
suas necessidades.
A Terapia Musical acalma crianças agitadas, melhora a autoestima, desenvolve a autonomia, reduz
comportamentos inadequados e melhora sua criatividade, trazendo novas maneiras
de resolver conflitos tanto emocionais, quanto intelectuais, melhorando assim,
a qualidade de vida da criança e promovendo um desenvolvimento mais saudável,
sendo indicada para crianças de todas as idades.
Crianças
com deficiência apresentam resultados maiores através da
música, tanto na sua capacidade cognitiva, quanto emocional, física ou social,
podendo a Terapia Musical desenvolver suas potencialidades.
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